A racionalidade prática do professor é elemento constitutivo de sua cultura profissional.


Livro de visitas

Data: 14/12/2010

De: Roberto bartolomeu

Assunto: Re:Disciplina Educação e Novas Tecnologias

O oitavo tópico, Os impactos na Prática Docente, resalta a importância de mudar as percepções do professor e não as teorias. Ou seja, de acordo com a autora, é preciso que o professor posicione-se não mais como um detentor do monopólio do saber, mas como um parceiro, um pedagogo que encaminha e oriente o aluno diante das múltiplas possibilidades e formas de alcançar o conhecimento e de se relacionar com ele. Nessa perspectiva, o aluno deve aprender "por descoberta", por interação, cabendo ao professor intermediar os conhecimentos, orientar os seus educandos.Assim, a educação garantirá a necessária adesão social a um projeto de convevência com os outros espaços sociais e as recentes tecnologias. No nono tópico, Espaços e Tempo do Docente, Kenski aborda que a qualificação do professor deve ocorrer durante todo o seu caminho profissional, dentro e fora da sala de aula para que a prática docente aconteça de maneira significativa. Ou seja, é preciso que esse profissional tenha tempo e oportunidade com as novas tecnologias educativas para que possa usufruir juntamente com os seus alunos.
Mestre Jefferson, um grande abraço fraterno e Feliz Natal pra você e sua família;
Do irmão, colega e aluno, Roberto Bartolomeu

Feliz Natal pra toda turma da Gestão escolar e coordenação pedagógica

—————

Data: 14/12/2010

De: Antonio Diovani

Assunto: Re:Disciplina Educação e Novas Tecnologias

Na sociedade em que vivemos,baseada no avanço tecnológico, tanto os ensinantes quanto os aprendentes precisam fazer uso dos equipamentos das "novas tecnologias", sem desprezar a importância e a eficácia das "velhas tecnologias",haja vista ,que a cada dia o NOVO pode se tornar VELHO e,que desde os tempos mais remotos, o homem vem criando e fazendo uso de invencionices para facilitar a sua vida, criações estas, que atualmente são consideradas obsoletas e sem relevância. O texto de Kenski, evidencia a necessidade do docente acompanhar este avanço e incorporar na sua prática diária, o uso destes mecanismos, não só no aspecto teórico, mas, principalmente na sua vivência diária, nos seus procedimentos metodológicos e na suadidática. Vivemos em uma SOCIEDADE DIGITAL, onde a maioria dos nossos educandos têm acesso à esse meio; portanto o docente não pode desprezá-la e também naõ devemos idrolatá-la como único recurso a ser utilizado, pois a mesma apresenta tanto aspectos positivos como negativos. Estamos a cada dia vivenciando as velozes transformações tecnológicas, que vêm impondo novos ritmos e dimensões tanto à tarefa de ensinar quanto à tarefa aprender. è necessário que o docente esteja em permanente estado de aprendizagem e de adaptação ao novo, às novas linguagens e novas habilidades.

—————

Data: 14/12/2010

De: Ariane Abreu Alves Rocha

Assunto: Re:Disciplina Educação e Novas Tecnologias

Estamos sempre produzindo e criando tecnologia, pois elas alteram as formas de retentiva e lembranças. Está evolução conduz o desenvolvimento humano para registros de situações com relatos orais e tecnológicos de ultima geração. Isso da ainda mais estrutura profunda a consciência e a memória. Essas tecnologias também derrubam as barreiras entre os acontecimentos reais e ficção na sociedade atual. Que adquiriu novos hábitos, sendo impactatos por tecnologias eletrônicas. Que acabam sendo utilizados e acessivel a todos. Provando que as tecnologias está fazendo cada vez mais parte da vida das pessoas.

—————

Data: 15/12/2010

De: Ariane Abreu Alves Rocha

Assunto: Re:Disciplina Educação e Novas Tecnologias

Estamos sempre produzindo e criando tecnologias, pois ela altera as formas de retentiva e lembranças. Está evolução conduz o desenvolvimento humano para registros de situações com relatos orais e tecnológicos de utima geração. Isso da ainda mais uma estrutura profunda a consciência e a memória. Essas tecnologias também derrubam as barreiras entre os acontecimentos reais e ficção na sociedade atual. Que adquiriu novos hábitos, sendo impactados por tecnologias eletrônicas. Que acabam sendo utilizados e acessivel a todos. Provando que as tecnologias está fazendo cada vez mais parte da vida das pessoas.

—————

Data: 15/12/2010

De: Marineide Gomes

Assunto: Re:Disciplina Educação e Novas Tecnologias

Estamos vivendo uma nova era: A ERA DIGITAL, onde podemos evidenciar o rítmo acelerado da Tecnologia, uma sociedade marcada pela globalização das informações, pelo avanço na ciência, pela descoberta do novo; onde o homem vem criando e recriando afim de facilitar o seu modo de vida. Desde a pré-história, o homem vem fazendo uso da tecnologia,e, essa prática vem se aprimorando rapidamente, basta pararmos para observar o quanto já se foi criado desde a invenção da roda, até os dias atuais!Cada época é marcada por uma tecnologia,e temos que estar atentos porque o "novo" pode se tornar "velho" e ultrapassado imperceptivelmente.Nesse contexto, nós, educadores não podemos ficar de fora desse avanço, destas mudanças, de interagirmos com os nossos alunos através dos mecanismos e instrumentos dessa nova tecnologia, de nos integrarmos à essa nova sociedade: SOCIEDADE DIGITAL. As novas tecnologias são marcadas por vários instrumentos tão próximos e ao mesmo tempo tão distantes de nós, como: data show,nootbook, quadros digitais,pendriv...e a própria internet, mas, vale salientar que esses meios isolados e dissociados de uma didática inovadora, uma mudança postural do docente, não tem valia alguma. O Professor entra nesse contexto, como o facilitador, o produtor e usuário crítico destes recursos, desta nova linguagem de ensino, que faz uso da tecnologia digital como ferramenta para subsidiar sua prática docente, fazendo a mediação estre o ato de ensinar e o ato de aprender. A cada dia, o professor precisa adaptar-se ao novo, para isso se faz necessário que o mesmo esteja "atenado" para essas modificações, mas, sempre com um posicionamento crítico para estas tais mudanças, conhecendo e diferenciando suas vantagens e desvantagens, riscos e possibilidades; é importante ainda ressaltar que o professor-educador, precisa usar essas novas tecnologias não apenas com o objetivo de ensinar(informar) mas, sim com o objetivo de educar( formar) o cidadão para viver em sociedade de forma crítica e atuante.

—————

Data: 15/12/2010

De: Idalete machado da silva

Assunto: Re:Disciplina Educação e Novas Tecnologias

Achei muito interessante, quando Pierre Levy, refere-se as três formas de linguagens, o oral, a escrita e a digital, a oral predomina e na educação a oral e a escrita predominam, nós professores devemos ter a percepção que com as novas tecnologias eletrônicas, a linguagem digital será um recurso de grande valia para a educação, quando usado de forma correta facilitara na construção de conhecimento e da aprendizagem, como diz: Virilio "Na atualidade, o que se desloca é a informação".

—————

Data: 20/06/2010

De: Jucilene

Assunto: Parabéns!

Não poderia deixar de registrar meu comentário no seu livro de visitas. Adorei o seu blog, dá pra perceber o quanto vc é religioso e os artigos estão demais!

—————

Data: 21/06/2010

De: Jefferson

Assunto: Re:Parabéns!

Obrigado. Esta foto retrata a ESCOLA DE ATENAS.

Abraços,

—————