A racionalidade prática do professor é elemento constitutivo de sua cultura profissional.


Livro de visitas

Data: 04/01/2011

De: Cristine Alves Pereira

Assunto: Disciplina: Educação e Novas Tecnologias

O tema novas tecnologias vem sendo bastante debatido nos últimos anos, mas na verdade isso não determina o tempo de sua existência, as tecnologias são bastante abrangentes no âmbito da educacional. As tecnologias como diz o texto “novas ou velhas” estão cada vez mais presente em nosso dia a dia. E as dificuldades que a sociedade vem enfrentando é comum, pois tudo que é novidade ou desconhecido precisa passar por um processo de apropriação por parte das pessoas num geral. O dificuldade é nós professores nos apropriarmos de tais saberes. Precisamos esta sempre em estado de aprendizagem e adaptação do novo. As mudanças que enfrentamos são instantâneas e nós nos adaptamos facilmente com isso. Afinal por muitas vezes não dominamos no geral as tecnologias, mas nos tornamos escravos delas muitas vezes. Um exemplo que podemos citar há um tempo atrás se me perguntar o número de telefone de 5 amigos próximos saberia lhe dizer rapidamente e hoje se me perguntar 1 não saberia dizer sem olhar o número na agenda do celular.
As tecnologias é sim uma maneira dinâmica e eficaz de melhoria da educação num geral, mas precisamos cada vez mais nos aprofundar no tema, para que possamos utilizá-la da melhor maneira possível. É muito ampla a sua abrangência, escolha e possibilidades e devemos aproveitar isso no meio educacional.
As tecnologias como o computador e a internet devem sim ser mais bem utilizada no dia a dia de nossos alunos, pois muitos deles passam mais de 4 horas ligados em redes sociais e jogos que muitas vezes alienam nossas crianças, sem que possam sugar sua amplitude.

—————

Data: 17/12/2010

De: Ana Cynira Holanda Magalhaes

Assunto: Análise do artigo de Vani Moreira Kenski para a disciplina : Novas tecnologias e educação.

Olá professor!!!!
Percebo que os colegas estão bem otimistas em seus depoimentos, esse otimismo me contagiou e acredito que o grupo obterá sucesso nesse novo desafio, pois se trata de um grupo dinâmico, participativo e acima de tudo comprometido com a docencia e com o futuro dos jovens educandos. Feliz natal pra todos e pra vc, que foi um ótimo mediador de conhecimento.

—————

Data: 17/12/2010

De: Jefferson

Assunto: Re:Análise do artigo de Vani Moreira Kenski para a disciplina : Novas tecnologias e educação.

Realmente o grupo está de Parabéns e aproveito para reiterar meus votos de FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO para vc e todos que compõem este grupo.

Abraços,


Prof. Jefferson

—————

Data: 16/12/2010

De: Rosângela Maria da Silva Araujo

Assunto: As novas tecnologias.

O uso da tecnologia moderna reestrutura mais profundamente a nossa prática tornando-nos cada vez menos tradicionais e nos direcionando para uma nova forma de ver e estruturar nossa prática docente, mas não deve nos tornar educadores roboticos e sim transformadores do universo do saber que é tão amplo.

E como bem citou LÉVY:
''A amplitude das novas tecnologias nos coloca diante de escolhas de possibilidades variadas de ação e comunicação''.






—————

Data: 16/12/2010

De: Rosângela Maria da Silva Araujo

Assunto: Novas Tecnologias.

As novas tecnologias ocuparam um espaço significante no trabalho docente.Vani Kenski foi muito feliz em suas colocações abordando esse tema.É de bastante relevância observar que as novas tecnologias redimensionam o espaço da sala de aula aos procedimentos realizados seja dentro ou fora desse ambiente.
O dominio dessas novas tecnologias aducativas pode garantir ao professor uma nova segurança em sua prática educativa.O impacto das novas tecnologias reflete-se de maneira ampliada sobre a própria natureza do que é ciência e exige uma reflexão profunda sobre as concepções do que é saber e sobre as novas formas de ensinar e aprender.Portanto é preciso repensar nossa praxi educativa para sim promover a boa educação tão comentada e esperada por todos.

—————

Data: 15/12/2010

De: Ariane Abreu Alves Rocha

Assunto: Disciplina Educação e Novas Tecnologias

Estamos sempre produzindo e criando tecnologias, pois elas alteram as formas de retentiva e lembranças. Está evolução conduz o desenvolvimento humano para registros de situações de relatos orais e tecnológicos de ultima geração. Isso da ainda mais estrutura profunda a consciência e a memória. Essas tecnologias também derrubam as barreieas entre os acontecimentos reais e ficção na sociedade atual. Que adiquiriu novos hábitos, sendo impactatos por tecnologias eletrônicas. Que acabam sendo utilizadas e acessivel a todos. Provando que as tecnologias está fazendo cada vez mais parte da vida da pessoas.

—————

Data: 15/12/2010

De: Vanusa Magna Epifânio Silva

Assunto: Novas Tecnologias

A imensidão das novas tecnologias nos coloca diante de escolhas de possibilidades de ação e de comunidação, como afirma Kerckhove somos convidados viver muitas vidas em uma só, e compreendermos que "não é o mundo que é global, somos nós", por isso a preocupação em evoluirmos, nós educadores e o sistema educacional também precisa acompanhar essas evoluçõesnão existem "dois mundos", e enquanto essa tecnologia não acontece, pois sabemos qu requer tempo, nós comunidade escolar vamos buscar gerar situações mediatistas para equilibrarmos o ensino, visando sempre o discente que é o nosso maior foco em meio a tudo isso.

—————

Data: 15/12/2010

De: Vanusa Magna Epifânio Silva

Assunto: Novas Tecnologias

Tradicionalmente, os conhecimentos teóricos eram finitos e determinados, após o término do curso podia-se considerar formada, pois já possuía informações suficientes para iniciar em uma profissão, no entanto velozes transformações tecnológicas impõe novos ritmos, por isso é preciso que se esteja em permanente estado de aprenizagm e adaptação ao novo, como diz Virilio "Na atualidade, o que se desloca é a informação." E com tantas informações, nós profissionais da educação temos que enfrentarmos os desafios do mundo tecnolófico, com isso não significa aderirmos completamente o sistema, mas que conheçamos as vantagens e desvantagens dessa nova proposta, e a partir de então, lançarmos estratégias experimentais em nosso cotidiano. O nosso compromisso enquanto profissionais da educação é formarmos cidadãos equilibrados capazes de interagirem na sociedade, portanto não há condições se ficarmos parados no tempo e no espaço, necessitamos das novas técnicas tecnológicas, "O novo desafio da educação."

—————

Data: 15/12/2010

De: Ludwig Beethoven M. Maia

Assunto: Re:Disciplina Educação e Novas Tecnologias

No mundo atual, a diversidade tecnológica e o acesso as mais diversas fontes tecnológicas nos deixam várias questões a serem abordadas:Como proceder com tamanha velocidade de informação,como resolver problemas que antes não existiam e que a sua experencia é que contava,como avaliar o próximo se a si mesmo não conseguiu dirimir tantos questionamentos?O Norte agora é diferente .A Tecnologia nos exige uma reeducação e uma nova disciplina que para tanto ,caso não haja uma auto inserção,tornará o individuo excluso das infinitas possibilidades que a tecnologia traz para o cotidiano e o próprio trabalho.Mas a a Tecnologia não deve ser um fim e sim um meio para superarmos o "abismo" que existe entre o homem e as novas tecnologias.É preciso enxergar a tecnologia como ferramenta educativa e que urge um novo paradigma da educação para aqueles que a dominarem.Em nossa realidade de País sedentário,repleto de mazelas ,as Novas Tecnologias nos desafiam cada vez mais tornando o educador uma espécie de guerreiro que precisa se "armar" a cada dia de novos conhecimentos onde o quartel não é mais tão somente a Escola ou a Biblioteca ela agora está globalizada,ela estará em todo lugar,em qualquer horário que você possa pensar e para isso basta acessar seu Notebook ou I-phone ,(ou seja lá o que for isso)dominando-o ou sendo dominado...depende do ponto de vista.

—————

Data: 15/12/2010

De: Francisca Elizabeth

Assunto: Re:Disciplina Educação e Novas Tecnologias

Se passarmos a ver a tecnologia como uma nova cultura nós vamos nos unificar,ser uma raça umana que passa a agir e pensar de uma unica forma.Memoria,imaginaçao e razao estarão presos a um objeto.
Os lugares onde se ia:a blibiotéca,um campus,um laboratorio,esta aqui.E se perde a locomoçao das pernas.
E se o avanço tecnologico continuar no ritmo q esta,as criancas perderao a linguagem oral,em familia,e na escola.Perderão tambem o contato fisico das brincadeiras,e viverao apenas o virtual.
Vamos hibernar na internet.

—————