A racionalidade prática do professor é elemento constitutivo de sua cultura profissional.


O USO INTELIGENTE DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO

03/12/2010 17:46

insignare), ou

O USO INTELIGENTE DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO

 

José A. Valente

NIED - UNICAMP

 

INTRODUÇÃO

 

O que seria a utilização do computador na educação de maneira inteligente? Seria fazer

aquilo que o professor faz tradicionalmente ou seja passar a informação para o aluno,

administrar e avaliar as atividades que o aluno realiza, enfim, ser o "braço direito" do

professor; ou seria possibilitar mudanças no sistema atual de ensino, ser usado pelo aluno

para construir o conhecimento e, portanto, ser um recurso com o qual o aluno possa criar,

pensar, manipular a informação?

A análise dessa questão nos permite entender que o uso inteligente do computador não é

um atributo inerente ao mesmo mas está vinculado a maneira como nós concebemos a

tarefa na qual ele será utilizado. Um sistema educacional mais conservador certamente

deseja uma ferramenta que permite a sistematização e o controle de diversas tarefas

específicas do processo atual de ensino. Uma máquina de ensinar e administrar esse

ensino facilita muito a atividade do professor. Sistemas computacionais com essas

características já foram desenvolvidos, desempenhando tarefas que contribuem muito

para essa abordagem educacional e passam a ser muito valorizados pelos profissionais

que compartilham dessa visão de educação. Por outro lado, os profissionais da educação

que não compartilham dessa abordagem educacional certamente não necessitam de

sistemas computacionais com tais características. Mesmo os sistemas de ensino mais

sofisticados, com qualidades de inteligência - como a capacidade de identificar os erros

cometidos pelos alunos ou indicar tarefas de acordo com o nível do aluno - não são

considerados como uma forma de uso inteligente do computador na educação.

Isso significa dizer que a análise de um sistema computacional com finalidades

educacionais não pode ser feita sem considerar o seu contexto pedagógico de uso. Um

software só pode ser tido como bom ou ruim dependendo do contexto e do modo como

ele será utilizado. Portanto, para ser capaz de qualificar um software é necessário ter

muito clara a abordagem educacional a partir da qual ele será utilizado e qual o papel do

computador nesse contexto. E isso implica ser capaz de refletir sobre a aprendizagem a

partir de dois pólos: a promoção do ensino ou a construção do conhecimento pelo aluno.

Nesse artigo será defendida a idéia de que o uso inteligente do computador na educação é

justamente aquele que tenta provocar mudanças na abordagem pedagógica vigente ao

invés de colaborar com o professor para tornar mais eficiente o processo de transmissão

de conhecimento.

 

SOFTWARE QUE PROMOVEM O ENSINO

 

O termo ensino está sendo entendido segundo a origem latina da palavra (

seja, a transmissão de conhecimento, de informação ou de esclarecimentos úteis ou

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