
A racionalidade prática do professor é elemento constitutivo de sua cultura profissional.
O USO INTELIGENTE DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO
03/12/2010 17:46insignare), ou
O USO INTELIGENTE DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO
José A. Valente
NIED - UNICAMP
INTRODUÇÃO
O que seria a utilização do computador na educação de maneira inteligente? Seria fazer
aquilo que o professor faz tradicionalmente ou seja passar a informação para o aluno,
administrar e avaliar as atividades que o aluno realiza, enfim, ser o "braço direito" do
professor; ou seria possibilitar mudanças no sistema atual de ensino, ser usado pelo aluno
para construir o conhecimento e, portanto, ser um recurso com o qual o aluno possa criar,
pensar, manipular a informação?
A análise dessa questão nos permite entender que o uso inteligente do computador não é
um atributo inerente ao mesmo mas está vinculado a maneira como nós concebemos a
tarefa na qual ele será utilizado. Um sistema educacional mais conservador certamente
deseja uma ferramenta que permite a sistematização e o controle de diversas tarefas
específicas do processo atual de ensino. Uma máquina de ensinar e administrar esse
ensino facilita muito a atividade do professor. Sistemas computacionais com essas
características já foram desenvolvidos, desempenhando tarefas que contribuem muito
para essa abordagem educacional e passam a ser muito valorizados pelos profissionais
que compartilham dessa visão de educação. Por outro lado, os profissionais da educação
que não compartilham dessa abordagem educacional certamente não necessitam de
sistemas computacionais com tais características. Mesmo os sistemas de ensino mais
sofisticados, com qualidades de inteligência - como a capacidade de identificar os erros
cometidos pelos alunos ou indicar tarefas de acordo com o nível do aluno - não são
considerados como uma forma de uso inteligente do computador na educação.
Isso significa dizer que a análise de um sistema computacional com finalidades
educacionais não pode ser feita sem considerar o seu contexto pedagógico de uso. Um
software só pode ser tido como bom ou ruim dependendo do contexto e do modo como
ele será utilizado. Portanto, para ser capaz de qualificar um software é necessário ter
muito clara a abordagem educacional a partir da qual ele será utilizado e qual o papel do
computador nesse contexto. E isso implica ser capaz de refletir sobre a aprendizagem a
partir de dois pólos: a promoção do ensino ou a construção do conhecimento pelo aluno.
Nesse artigo será defendida a idéia de que o uso inteligente do computador na educação é
justamente aquele que tenta provocar mudanças na abordagem pedagógica vigente ao
invés de colaborar com o professor para tornar mais eficiente o processo de transmissão
de conhecimento.
SOFTWARE QUE PROMOVEM O ENSINO
O termo ensino está sendo entendido segundo a origem latina da palavra (
seja, a transmissão de conhecimento, de informação ou de esclarecimentos úteis ou
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