A racionalidade prática do professor é elemento constitutivo de sua cultura profissional.


Novas tecnologias

03/12/2010 17:50

que foram estabelecidas na nova sociedade, novas ou velhas. Posteriormente,humanização, dis-

58 Mai/Jun/Jul/Ago 1998 N º 8

Vani Moreira Kenski

 

Este artigo originou-se da minha participação

em Sessão Especial na XX Reunião Anual da

ANPEd. O tema sugerido para a apresentação —

novas tecnologias, o redimensionamento do espaço

e do tempo e os impactos no trabalho docente

— foi extremamente provocativo, desafiador. Sua

amplitude possibilitou a realização de inúmeras reflexões

e encaminhamentos, a partir das idéias de

vários autores que escrevem sobre a sociedade contemporânea

e os impactos e transformações nela

ocorridos com a proliferação das novas tecnologias

eletrônicas de comunicação e de informação.

A segunda parte da proposta, no entanto, colocou-

me na relação espaço-temporal da temática:

a prática docente. Deveria circunscrever minha reflexão

aos limites espaciais e temporais em que

ocorre a prática docente na atualidade. Onde? Quando?

Como? Com quem?... perguntas tradicionais,

que informam sobre o processo comunicativo e que,

neste momento, tornam-se difíceis de serem respondidas

ao se considerarem as diversas possibilidades

 

educativas

digital.

 

Novas tecnologias

 

O redimensionamento do espaço e do

tempo e os impactos no trabalho docente

 

Vani Moreira Kenski

 

Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

Trabalho apresentado na XX Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, setembro de 1997.

 

Na impossibilidade de abordar todas as questões

decorrentes dessas múltiplas interrogações, restrinjo-

me àquelas que considero prioritárias em termos

de análise. Começo, assim, minha reflexão pelo

professor e suas inter-relações com o início do tema:

novas tecnologias. A primeira sensação que essa

relação me provoca é a de desencontro. Para uma

grande parte dos professores o termo "novas tecnologias"

está associado ao uso da televisão e do

computador em sala de aula e, principalmente este

último (pelo desconhecimento da lógica de seu funcionamento),

assusta. Sinto então a necessidade de

reorientar minhas reflexões para realizar, inicialmente,

uma tentativa de esclarecer o sentido do termo

 

tecnologias

então, procurarei refletir sobre o (re)dimensionamento

do espaço e do tempo e as suas implicações

na prática docente na atualidade.

 

Tecnologias, novas ou velhas

 

Na perspectiva de Simondon (1969, p. 19) o

homem iniciou seu processo de

—————

Voltar