
A racionalidade prática do professor é elemento constitutivo de sua cultura profissional.
Novas tecnologias
03/12/2010 17:50que foram estabelecidas na nova sociedade, novas ou velhas. Posteriormente,humanização, dis-
58 Mai/Jun/Jul/Ago 1998 N º 8
Vani Moreira Kenski
Este artigo originou-se da minha participação
em Sessão Especial na XX Reunião Anual da
ANPEd. O tema sugerido para a apresentação —
novas tecnologias, o redimensionamento do espaço
e do tempo e os impactos no trabalho docente
— foi extremamente provocativo, desafiador. Sua
amplitude possibilitou a realização de inúmeras reflexões
e encaminhamentos, a partir das idéias de
vários autores que escrevem sobre a sociedade contemporânea
e os impactos e transformações nela
ocorridos com a proliferação das novas tecnologias
eletrônicas de comunicação e de informação.
A segunda parte da proposta, no entanto, colocou-
me na relação espaço-temporal da temática:
a prática docente. Deveria circunscrever minha reflexão
aos limites espaciais e temporais em que
ocorre a prática docente na atualidade. Onde? Quando?
Como? Com quem?... perguntas tradicionais,
que informam sobre o processo comunicativo e que,
neste momento, tornam-se difíceis de serem respondidas
ao se considerarem as diversas possibilidades
educativas
digital.
Novas tecnologias
O redimensionamento do espaço e do
tempo e os impactos no trabalho docente
Vani Moreira Kenski
Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo
Trabalho apresentado na XX Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, setembro de 1997.
Na impossibilidade de abordar todas as questões
decorrentes dessas múltiplas interrogações, restrinjo-
me àquelas que considero prioritárias em termos
de análise. Começo, assim, minha reflexão pelo
professor e suas inter-relações com o início do tema:
novas tecnologias. A primeira sensação que essa
relação me provoca é a de desencontro. Para uma
grande parte dos professores o termo "novas tecnologias"
está associado ao uso da televisão e do
computador em sala de aula e, principalmente este
último (pelo desconhecimento da lógica de seu funcionamento),
assusta. Sinto então a necessidade de
reorientar minhas reflexões para realizar, inicialmente,
uma tentativa de esclarecer o sentido do termo
tecnologias
então, procurarei refletir sobre o (re)dimensionamento
do espaço e do tempo e as suas implicações
na prática docente na atualidade.
Tecnologias, novas ou velhas
Na perspectiva de Simondon (1969, p. 19) o
homem iniciou seu processo de
—————