A racionalidade prática do professor é elemento constitutivo de sua cultura profissional.


Artigos

 


Artigos Científicos

03/12/2010 17:53

Tecnologia na Educação [*]

  Tecnologia na Educação [*]   Eduardo O C Chaves I. Tecnologia Há muitas formas de compreender a tecnologia. Neste artigo a tecnologia é concebida, de maneira ampla, como qualquer artefato, método ou técnica criado pelo homem para tornar seu trabalho mais leve, sua locomoção e sua...

—————

03/12/2010 17:52

Por quê o Computador na Educação?

?* Por quê o Computador na Educação   José Armando Valente   Introdução   Foi dito no capítulo anterior que o computador está propiciando uma verdadeira revolução no processo de ensino-aprendizagem. Uma das razões dessa revolução é o fato de ele ser capaz de ensinar. Entretanto, o...

—————

03/12/2010 17:50

Novas tecnologias

que foram estabelecidas na nova sociedade, novas ou velhas. Posteriormente,humanização, dis- 58 Mai/Jun/Jul/Ago 1998 N º 8 Vani Moreira Kenski   Este artigo originou-se da minha participação em Sessão Especial na XX Reunião Anual da ANPEd. O tema sugerido para a apresentação — novas...

—————

03/12/2010 17:46

O USO INTELIGENTE DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO

insignare), ou O USO INTELIGENTE DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO   José A. Valente NIED - UNICAMP   INTRODUÇÃO   O que seria a utilização do computador na educação de maneira inteligente? Seria fazer aquilo que o professor faz tradicionalmente ou seja passar a informação para o...

—————

17/06/2010 14:46

QUEM É, O QUE PENSA E FAZ O PROFESSOR DA EJA – REFLEXÕES SOBRE AS TRILHAS METODOLÓGICAS DE UMA INVESTIGAÇÃO

  QUEM É, O QUE PENSA E FAZ O PROFESSOR DA EJA – REFLEXÕES SOBRE AS TRILHAS METODOLÓGICAS DE UMA INVESTIGAÇÃO Jefferson Falcão Sales/MAE – UECE             O artigo apresenta pesquisa em desenvolvimento sobre o ser professor da educação...

—————

17/06/2010 14:44

A RAZÃO PRÁTICA DA DOCÊNCIA – CONTRIBUTO DA ETNOMETODOLOGIA À COMPREENSÃO DA CULTURA DO PROFESSOR DA EJA

  A RAZÃO PRÁTICA DA DOCÊNCIA – CONTRIBUTO DA ETNOMETODOLOGIA À COMPREENSÃO DA CULTURA DO PROFESSOR DA EJA Prof. Ms. Jefferson Falcão Sales   [...] o saber dos professores não é um “foro íntimo” povoado de representações mentais, mas um saber sempre ligado a uma situação de trabalho com...

—————

17/06/2010 14:40

AS CONTRIBUIÇÕES DA ANDRAGOGIA À APRENDIZAGEM DE ADULTOS

  AS CONTRIBUIÇÕES DA ANDRAGOGIA À APRENDIZAGEM DE ADULTOS[1] Jefferson Falcão Sales[2]     Introdução                     Estou convicto de que todo trabalho acadêmico apresenta muito da...

—————

17/06/2010 13:52

UM DIÁLOGO ENTRE AS TEORIAS PEDAGÓGICAS DE PAULO FREIRE E VYGOTSKY NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EJA

  UM DIÁLOGO ENTRE AS TEORIAS PEDAGÓGICAS DE PAULO FREIRE E VYGOTSKY NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EJA[1] Jefferson Falcão Sales[2]     Introdução               Estou convicto de que todo trabalho acadêmico...

—————